segunda-feira, 28 de setembro de 2015

NOTA HISTÓRICA: O PORQUÊ DO MANDATO DE TEIXEIRINHA TER SIDO MAIS CURTO

O mandato do prefeito João Teixeira Filho, também conhecido como Teixeirinha foi mais curto do que o do seu antecessor Valdemar Campielo. Isso aconteceu devido ao Ato Institucional Nº 11.

O Brasil vivia naquela época sob o regime militar e naquele período vários presidentes do regime elaboraram normas que foram chamadas de Atos Institucionais. O Ato Institucional Nº 11 foi baixado pelo então presidente Artur da Costa e Silva (foto ao lado) no dia 14 de agosto de 1969.

O AI-11 impôs um novo calendário eleitoral, marcando todas as eleições para o dia 30 de novembro de 1969, para completar os cargos que estavam em vacância (vazia) devido às cassações de seus titulares. Com essa medida, o governo federal também pretendia uniformizar o inicio e término dos mandatos dos prefeitos em todo o território nacional. Alguns foram reduzidos e outros foram ampliados.


Aqui em Carnaubais, a fim de cumprir com as exigências do AI-11, o mandato de Teixerinha foi reduzido. Ele e o seu vice, Francisco Roque de Souza governaram de 31 de janeiro de 1970 até 31 de janeiro de 1973.

Nenhum comentário:

Postar um comentário