quinta-feira, 7 de maio de 2015

SOBRE A ANTIGA IGREJA DE SANTA LUZIA

Além da construção do Sobrado, da organização da feira livre, da adoção de Santa Luzia como padroeira da comunidade e da mudança de nome do povoado de Poço da Lavagem para Santa Luzia, também foi Abel Alberto da Fonseca um pivor para a construção da Igreja de Santa Luzia, o primeiro templo religioso de nossa cidade, cujo prédio ainda continua de pé e pode ser visto e visitado até hoje na Cidade Histórica.

Abel liderou o movimento para a construção da igreja em 1913 e a partir disso, a vida religiosa de Santa Luzia (Carnaubais) passou a girar em torno desse local, onde acontecia as missas, as novenas, os casamentos. Além da religiosidade, era na calçada da igreja onde ocorria as apresentações do pastoril durante os festejos em homenagem a Santa Luzia. Foi essa mesma calçada também, que durante a cheia de 1974 serviu de abrigo para os bens de algumas pessoas que aguardavam por socorro.


Depois da mudança da sede do município para o tabuleiro e a construção da Igreja de Santa Luzia na cidade nova, a antiga igreja se tronou um monumento histórico de nosso município, tendo mais de cem anos de edificação e sendo uma das construções mais antigas de nossa cidade. E o que é melhor, ainda de pé. Mas ela não perdeu sua utilidade religiosa, pois é neste local onde acontece também nos dias de hoje as missas de São José, que é o atual padroeiro da Cidade Histórica.

A antiga Igreja de Santa Luzia é um patrimônio do povo e da história carnaubaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário