quarta-feira, 27 de maio de 2015

SOBRE A PRODUÇÃO DE CERA DE CARNAÚBA

A produção de cera de carnaúba foi uma atividade econômica muito presente na história de Carnaubais. Hoje em dia, porém, temos poucos produtores.

Até onde se sabe, Abel Alberto da Fonseca foi o pioneiro nessa atividade, mas é possível que as famílias criadoras de gado que se instalaram em nossas terras já praticassem tal atividade. Mas o fato é que Abel montou uma usina de produção de cera ainda no início do século passado.

Apesar de não ter evoluído muito, as técnicas de produção de cera da atualidade são um pouco mais modernas do que as da época de Abel.

No Museu Zulmira existe uma máquina de corte de palha (na foto acima) que é anterior as máquinas utilizadas nos dias de hoje. A diferença era que a máquina mais antiga deveria ficar fixa em algum lugar que os mais antigos chamavam de “indústria” aguardando que os trabalhadores levassem as palhas até ela para triturá-las. As máquinas mais modernas, porém, são acopladas em um caminhão que vai até onde tem as palhas.

A palha após ser triturada, passa por um processo até se tornar cera que é utilizada para diversos fins, como a produção de velas, de produtos de limpeza e é utilizada até em chips de computadores.


Acima temos a foto da antiga máquina de cortar palha e abaixo temos um vídeo que mostra como a cera é produzida atualmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário