terça-feira, 5 de maio de 2015

SOBRE SANTA LUZIA

Abel Alberto da Fonseca era devoto de Santa Luzia e foi ele o responsável por torná-la a padroeira de Poço da Lavagem e ao mesmo tempo por mudar o nome desse povoado que passou a se chamar Santa Luzia em homenagem a sua patrona.

Dizem alguns mais velhos que o que levou Abel a trazer a santa de Siracusa para ser padroeira da localidade onde ele morava foi uma promessa. Aconteceu que no carnaubal dele começou um incêndio. Temendo o prejuízo, Abel fez um voto a santa de que se o fogo não atingisse os “olhos” das carnaubeiras ele faria dela a patrona de sua comunidade. Pouco tempo depois, começou uma chuva que acabou com o fogo e não permitiu que ele consumisse aquelas árvores. Assim, tendo sido favorecido, Abel cumpre sua promessa fazendo de Santa Luzia a padroeira de sua localidade.


Se é verdade ou não o que contam os mais velhos não temos como saber, pois falta-nos documentos que comprovem o fato ocorrido. Mas é certo que foi por causa da influência de Abel Alberto da Fonseca que Carnaubais adotou Santa Luzia como sua padroeira, permanecendo com essa devoção até hoje e que foi a partir desse acontecimento que houve a mudança do nome de Poço da Lavagem para Santa Luzia, o segundo nome da terra que futuramente seria a cidade de Carnaubais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário