sexta-feira, 24 de abril de 2015

CURIOSIDADE: SOBRE O POÇO DA LAVAGEM E AS ENCHENTES

O poço onde os tropeiros paravam para descansar juntamente com os seus animais localizava-se em um terreno que atualmente encontra-se próximo as ruínas da antiga casa do motor (foto à esquerda) e próximo a casa do senhor Pedro Marques, na Cidade Histórica.

Segundo o professor Carlos Augusto, baseado em depoimentos de pessoas mais antigas, a cheia que deu origem ao poço, que por sua vez deu o nome de Poço da Lavagem ao povoado que se tronaria posteriormente a cidade de Carnaubais, aconteceu no ano de 1874.

Esse poço ainda permaneceu com água até o final da década de 1930, pois foi reforçado por outra enchente que aconteceu em 1924.

Se esse dado for verdadeiro, temos dois fatos bastante curiosos. O primeiro, é que por causa de uma cheia se formou o poço da lavagem em 1874 e cem anos depois, em 1974, também por causa de uma cheia, a cidade que outrora foi o Poço da Lavagem foi inundada e teve que mudar sua sede da várzea para o tabuleiro. Sendo assim, pelas águas da enchente se formou e pelas águas da enchente, exatamente cem anos depois, se reformou a cidade de Carnaubais.

       
O segundo fato curioso é que segundo os mais antigos, “a era de 4 “, ou seja, os anos com terminação 4 seriam anos de enchente. Seguindo essa lógica, em 1874 tivemos a cheia que deu origem ao poço da lavagem, em 1924 tivemos a cheia que reforçou o poço da lavagem, em 1974 tivemos a cheia que inundou a cidade de Carnaubais obrigando-a a transferir sua sede para o tabuleiro. Sem falar de posteriores cheias que aconteceram também em anos com terminação 4, como por exemplo as enchentes de 1984 e de 2004.

Fotos atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário