quinta-feira, 30 de abril de 2015

SOBRE O SOBRADO DE ABEL ALBERTO DA FONSECA

O Sobrado foi construído por Abel Alberto da Fonseca para sua moradia. Não há registro que possa nos dizer com exatidão em que ano se deu sua construção, mas é possível que tenha sido em 1910, o mesmo ano em que Abel veio morar em Poço da Lavagem (Carnaubais) e o mesmo ano do seu casamento com Júlia Câmara, sua primeira esposa.

Esse edifício foi uma obra que marcou a arquitetura local da época que era em sua maioria formada pelas modéstias casas de taipas. Além disso, apesar de Poço da Lavagem já possuir construções de alvenaria e até mesmo alguns casarões, nenhum deles era do porte do sobrado com sua arquitetura de primeiro andar.

Era neste local que Abel abrigava os padres celebrantes da missa de Santa Luzia e o bispo, que participava da missa de encerramento. Também era ao lado deste que acontecia, aos domingos pela manhã, a feira livre do povoado, organizada por Abel desde 1913.

Depois que Abel foi morar em Assu em 1951, o Sobrado serviu de moradia ao casal de missionários americanos Fred e Virginia McClanahan, que atuaram em Carnaubais na década de 1960 e na primeira metade da década de 1970. Por último, ele foi de propriedade da família de Francisco Rodrigues de Moura, Chico Amancio, como era mais conhecido.


O Sobrado resistiu a várias enchentes que aconteceram em Carnaubais, dentre elas a de 1974 que foi a maior, a de 1984 e 1985, a de 2004 e a de 2008. Mas ele não resistiu a ação do tempo nem a ação humana, pois, depois de ter passado vário anos abandonado foi se deteriorando até ser finalmente demolido por seus últimos donos em 30 de Dezembro de 2008.

Fotos: À cima, as ruínas do Sobrado durante a enchente de 2008; a baixo, ruínas do Sobrado antes de ser demolido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário