quarta-feira, 15 de abril de 2015

O POVOAMENTO DE CARNAUBAIS

Após a ocupação de nossas terras por Antônio Pereira de Albuquerque, foram chegando e se instalando por aqui outras famílias criadoras de gado, entre elas estavam os Alves, Lacerda, Montenegro e Wanderley. Essas famílias vieram atraídas pelas condições favoráveis que nosso território oferecia, como a proximidade ao Rio Açu e consequentemente solos férteis, propícios para a criação e a agricultura. A partir dessa nova ocupação foi que progressivamente se desenvolveu um povoado propriamente dito.

Posteriormente, houve o aparecimento de outras famílias e aos poucos foram se formando em nossas terras as primeiras fazendas, como a dos Viana, localizada próxima a atual cidade de Porto do Mangue, a do Alemão, de propriedade da família Camilo Bezerra, a do Arraial que pertencia ao senhor Elói Lacerda e a da Arenosa, da família Benevides Oliveira. Essas três últimas hoje em dia são comunidades rurais de nosso município que levam o mesmo nome.

Algumas dessas famílias construíram em suas propriedades casarões para abrigarem suas famílias. E essas construções têm resistido ao tempo e se mantido de pé até hoje. Algumas em forma de ruínas, como a do Arraial, enquanto outras ainda bem conservadas, como a da Arenosa.


Esses casarões são o símbolo de que o povoamento das terras de Carnaubais foi movido pela chegada e instalação das famílias criadoras de gado.

Foto: Casarão de Elói Lacerda, situado na comunidade de Arraial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário