quinta-feira, 26 de novembro de 2015

NOTA HISTÓRICA: EM CARNAUBAIS SÉTIMA GESTÃO MUNICIPAL, NO BRASIL PRIMEIRO PRESIDENTE AFASTADO

No período em que Carnaubais vivia a gestão do sétimo prefeito, Nelson Gregório Bezerra, o Brasil vivia o turbulento período do governo Collor. No primeiro e no último ano da gestão de Nelson em Carnaubais, o país vivenciava dois importantes marcos na sua história política.

Nelson Gregório assumiu o executivo carnaubaense em 1º de janeiro de 1989. No final deste mesmo ano, em 15 de novembro, aconteceram as eleições presidenciais no Brasil. Naquele momento, a escolha do presidente se deu de forma direta, algo que não acontecia no Brasil desde 1960, devido ao regime militar, que havia instituída as eleições indiretas para presidente.

A eleição de 1989 foi a 25ª eleição presidencial do Brasil e contou com um total de 22 candidatos. Foram para o segundo turno, que aconteceu em 17 de dezembro, os candidatos Fernando Collor de Melo e Luiz Inácio Lula da Silva. O primeiro saiu vitorioso e assumiu a presidência da República no dia 15 de março de 1990, como o primeiro presidente eleito pelo povo depois da abertura política que ocorreu após o regime militar.

A vitória de Collor esteve ligada a forte campanha desenvolvida em trono de sua imagem. Mas como presidente, ele não teria o mesmo sucesso que foi sua campanha eleitoral. Com o objetivo de controlar os elevados índices inflacionários, o presidente tomou uma série de medidas que faziam parte dos chamados Plano Collor, Plano Collor II e Plano Macílio, que promoveriam, entre outras coisas, as primeiras privatizações do Pós-Ditadura e o confisco dos bens que os brasileiros tinham em poupança para o uso do Estado. Essas ações trouxeram grandes insatisfações à população brasileira. A situação piorou quando Pedro Collor de Melo, irmão de Fernando Collor, denunciou o presidente por corrupção e desvio de dinheiro público.

As acusações geraram uma investigação que comprovou os atos ilegais do presidente e o aproveitamento do dinheiro que teria sido confiscado da poupança dos brasileiros, culminando com o primeiro processo de impeachment do Brasil. Fernando Collor de Mello chegou a renunciar no final do ano de 1992 para não perder seus direitos políticos, mas o Congresso já havia votado pela sua deposição. Coube a Itamar Franco, seu vice, assumir a presidência e concluir o mandato, enquanto Fernando Collor de Mello estaria afastado da carreira política por alguns anos.


Em 29 de dezembro de 1992, o presidente Fernando Collor de Melo foi afastado do cargo de chefe do executivo nacional, entrando para a história política do Brasil como o 1º presidente a sofrer um impeachment. Isso aconteceu faltando apenas 2 dias antes de Nelson Gregório Bezerra concluir o seu primeiro mandato de prefeito de Carnaubais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário