quarta-feira, 11 de novembro de 2015

NOTA HISTÓRICA: SOBRE A SUDENE

Para a construção da cidade nova depois que a antiga cidade de Carnaubais foi alagada pela cheia de 1974, o prefeito da época, Valdemar Campielo contou com o apoio da SUDENE – Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste.

A SUDENE foi um órgão criado em 15 de dezembro de 1959 através da Lei Nº 3.692. Ela era uma autarquia subordinada diretamente a Presidência da República. A causa imediata de sua criação foi a seca de 1958 que aumentou o desemprego rural e o êxodo da população.

O objetivo dessa superintendência era promover e coordenar o desenvolvimento da região Nordeste e parte de Minas Gerais através de ações planejadas e intervenções diretas na região a fim de diminuir a diferença que havia entre o Nordeste e o Centro-Sul do Brasil.

Após a enchente de 1974 a SUDENE foi acionada e interveio enviando recursos para a construção dos novos prédios públicos e de algumas casas, a fim de que a população remanescente e a sede de Carnaubais fosse transferida da várzea para o tabuleiro.

A foto do lado direito mostra a escola Abel Alberto da Fonseca recém construída. Essa escola foi edificada no período da transição para a cidade nova. Hoje esse prédio é chamado de centro administrativo e fica próxima a Praça Nelson Gregório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário