sexta-feira, 20 de novembro de 2015

NOTA HISTÓRICA: REORGANIZAÇÃO GEOGRÁFICA DE CARNAUBAIS E REORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL

Na segunda metade dos anos 1970 e durante toda a década de 1980, enquanto a cidade de Carnaubais vivia a sua reorganização geográfica devido aos prejuízos causados pela enchente de 1974, o Brasil vivia a sua reorganização política diante do regime militar.

A antiga sede do município de Carnaubais foi totalmente alagada pela cheia que aconteceu em 1974. Por causa disso, o governo e a população local decidiram construir a nova sede na parte mais alta do território. Esse processo começou aos poucos em 1975, mais efetivamente em 1977 e continuaria por toda a década de 1980, com a construção da nova prefeitura, do novo mercado, da nova praça, das novas casas, das novas ruas e assim por diante.

Enquanto isso, o Brasil vivia sua abertura política, processo de desestabilização do Regime Militar, iniciado justamente em 1974, durante o governo do general Ernesto Geisel e que terminaria em 1985, no governo do presidente João Batista Figueiredo, quando a ditadura militar foi extinta. Assim, com o restabelecimento do pluripartidarismo em 1979, com a campanha das Diretas Já, movimento que teve início em 1983, mas que foi mais forte em 1984, no qual o povo foi para as ruas das grandes capitais, exigindo mudança, e com a nova constituição brasileira, a Constituição Cidadã de 1988, aconteceu, ainda que de forma lenta, a abertura política brasileira.

Contrariando a vontade popular, as eleições presidenciais de 1984 aconteceu ainda de forma indireta, ou seja, o presidente foi eleito pelo congresso nacional e não pelo povo, mas os candidatos foram civis e não mais militares, fato que não acontecia no Brasil desde 1960 e que já constituiu uma vitória contra o regime militar que terminava por ali, no governo do seu último presidente, João Batista Figueiredo e com a escolha do civil Tancredo Neves para ocupar a presidência da república. Tancredo Neves não chegou a assumir o cargo de presidente, pois faleceu antes da sua posse e o seu vice, José Sarney foi empossado em seu lugar. A tão sonhada eleição direta, só aconteceria em 1989, quando o povo, depois de 29 anos, elegeria de novo um presidente. E Fernando Collor de Melo foi eleito presidente do Brasil naquele ano.

Dessa forma, durante a segunda metade da década de 1970 e durante toda a década de 1980, se desenrolaram os acontecimentos que levaram à reorganização geográfica de Carnaubais e à reorganização política do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário