quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

DIMINUIÇÃO DE TERRITÓRIO

Quando Carnaubais foi emancipada em 18 de setembro de 1963, ficou com uma área de 1.102 km², fazendo fronteira com Macau ao norte, Assu ao Sul, Alto do Rodrigues e Pendências ao leste e Areia Branca a oeste. Mas depois da emancipação de algumas cidades, o território carnaubaense diminuiu.
Em 13 de maio de 1988, seis meses antes da sexta eleição municipal de Carnaubais, o ex-governador Cortês Pereira, conseguiu emancipar Serra do Mel. Com a criação dessa nova cidade, a terra dos carnaubais perdeu 350 km² para ela, ficando com o território de 752 km².
Depois, em 28 de dezembro de 1995, no penúltimo ano da primeira gestão de Zenildo Batista, houve mais uma perda. Um Projeto de Lei do então deputado estadual Ronaldo Soares conseguiu aprovação na Assembleia Legislativa Estadual concedendo emancipação política a Porto do Mangue que pertencia a Carnaubais. Assim, o território carnaubaense perdeu mais 164 km², restando-lhe uma área de 588km².
Com essas mudanças, a geografia carnaubaense foi alterada e a cidade passou a ter novo mapa (na imagem à direita). Carnaubais passou a ter novos limites. Ao leste e ao sul continuou do mesmo jeito, no primeiro caso fazendo fronteira com Alto do Rodrigues e Pendências e no segundo com Assu, respectivamente. Mas os limites do norte e do oeste mudaram. Enquanto no antigo mapa (na foto à esquerda), a fronteira ao oeste era com Areia Branca, passou desde 1988 a fazer fronteira a oeste com Serra do Mel. E enquanto antes ao norte fazia fronteira com Macau, passou desde 1995 a fazer fronteira ao norte com Porto do Mangue.

Posteriormente, Carnaubais sofreria mais uma perda territorial, mas isso será abordado em outra postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário