terça-feira, 1 de dezembro de 2015

NOTA HISTÓRICA: EM CARNAUBAIS, 8º PREFEITO, NO BRASIL, ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E ECONÔMICA

Enquanto em Carnaubais estava acontecendo a gestão do seu oitavo prefeito, Zenildo Batista de Souza, no Brasil houve o plebiscito de 1993, o plano real e as eleições de 1994.

No dia 21 de abril de 1993, três meses e vinte dias depois da posse do oitavo prefeito de Carnaubais, Zenildo Batista, a população brasileira foi para as urnas votar em um plebiscito, instituído pela constituição federal de 1988, para a escolha entre a forma de governo, se continuaria com a república ou adotaria uma monarquia constitucional e o sistema de governo, se continuaria com o presidencialismo ou se adotaria o parlamentarismo. O povo optou por continuar com a república e o presidencialismo como forma de governo e sistema de governo, respectivamente.

Em 1994, durante o governo do presidente Itamar Franco, foi elaborado o mais bem-sucedido plano de controle inflacionário da Nova República: o Plano Real. Montado pelo seu Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, e anunciado em 28 de fevereiro do mesmo ano, o plano visava criar uma unidade real de valor (URV) para todos os produtos, desvinculada da moeda vigente, o Cruzeiro Real. Desta forma, cada URV correspondia a US$ 1. Posteriormente a URV veio a ser denominada “Real”, a nova moeda brasileira. O Plano Real foi eficiente, já que proporcionou o aumento do poder de compra dos brasileiros e o controle da inflação.

Para assegurar a estabilidade da nova moeda, o governo interveio na economia estabelecendo uma política de juros elevada. Com isso, a economia brasileira ganhava a capacidade de atrair capitais estrangeiros sem maiores dificuldades. Apesar de arriscado, esse modelo de desenvolvimento da economia conseguiu captar recursos e combater a inflação em um curto prazo de tempo. Uma nova esperança era injetada em amplas camadas da população. 

O grande mérito do Plano Real foi sanar as contas públicas cortando gastos supérfluos do estado criando, ainda, um fundo para onde o dinheiro que estava sendo desperdiçado pela administração deveria ser colocado. Para enxugar os gastos, o governo começou a privatizar algumas empresas estatais. Algumas destas são questionadas até o dia de hoje pelo fato de terem sido vendidas por preços bem abaixo do mercado.
No dia 03 de outubro de 1994, nove meses após a posse de Zenildo Batista, foram realizadas as eleições para presidente do Brasil. Essa foi a segunda eleição direta após o regime militar e contou com nove candidatos. O sociólogo Fernando Henrique Cardoso, então ministro da fazenda no governo de Itamar Franco e autor do plano real, venceu no primeiro turno o sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva e se tornou o 34º presidente do Brasil.
Assim, enquanto Carnaubais continuava vivenciando a gestão do oitavo prefeito, o país se encontrava em processo de organização política e econômica, com o plebiscito de 1993 que garantiu a continuidade da república e do presidencialismo, com o plano real que venceu a hiperinflação e com a segunda eleição direta após o regime militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário